sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Astronomia


Astronomia


OI, tudo bem? Sou eu , o Ivan .

Hoje eu vou falar um pouco , sobre Astronomia.


O CURSO


É a ciência que estuda o Universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por modernos telescópios. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Com telescópios e câmeras, observa os objetos cósmicos (estrelas, planetas, galáxias e outros corpos) e capta sua imagem para estudar seus movimentos, sua disposição pelo espaço e sua composição química. O domínio das mais modernas ferramentas de computação, utilizadas no processamento de imagens e dos dados conseguidos pelos telescópios, é fundamental para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.


MERCADO DE TRABALHO


O mercado tem se mantido estável nos últimos cinco anos, mas continua muito restrito. As vagas estão no setor público e aparecem, principalmente, no eixo Rio-São Paulo, mas apenas para quem tem pós-graduação (doutorado e pós-doutorado), para atuar nas áreas de ensino de Física ou em observatórios e institutos de pesquisa em Astronomia. A Embratel e o Laboratório Nacional de Astrofísica, em Minas Gerais, são alguns dos tradicionais empregadores. O Sul e o Sudeste apresentam sinais de saturação, já que as vagas nessa área são poucas. Por isso, o profissional deve ficar atento às regiões em expansão, como o Norte e o Nordeste, onde predominam oportunidades nas universidades e nos centros de pesquisa.

HISTORIA DO CURSO


Na parte inicial da sua história, a astronomia envolveu somente a observação e a previsão dos movimentos dos objetos no céu que podiam ser vistos a olho nu. O Rigveda refere-se aos 27 asterismos ou nakshatras associados aos movimentos do Sol e também às 12 divisões zodiacais do céu. Os antigos gregos fizeram importantes contribuições para a astronomia, entre elas a definição de magnitude aparente. A Bíblia contém um número de afirmações sobre a posição da Terra no universo e sobre a natureza das estrelas e dos planetas, a maioria das quais são poéticas e não devem ser interpretadas literalmente; ver Cosmologia Bíblica. Nos anos 500, Aryabhata apresentou um sistema matemático que considerava que a Terra rodava em torno do seu eixo e que os planetas se deslocavam em relação ao Sol.
Obrigado pela atenção.
Amanhã estaremos falando sobre:Biblioteconomia.
Postado por : Ivan


Nenhum comentário:

Postar um comentário