segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FÍSICA

É o estudo da relação entre a matéria e a energia, de suas propriedades e das leis que regem sua interação. O bacharel em Física estuda corpos e fenômenos físicos em todas as escalas – de partículas subatômicas à imensidão do cosmo. Além da pesquisa pura, aplica as leis do mundo físico para a solução de questões práticas e cotidianas. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, plasma, astrofísica, física nuclear e desenvolvimento de materiais, entre outras. Na indústria faz experiências e análises para criar e aperfeiçoar materiais tecnológicos, produtos e processos. No mercado financeiro trabalha com modelos matemáticos para analisar o comportamento das bolsas de valores. Atua ainda na área de física médica, desenvolvendo e aplicando tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para imagem, diagnóstico e tratamento de doenças. O maior campo de trabalho, contudo, é mesmo o ensino.

Quem faz licenciatura tem maiores chances de colocação no mercado de trabalho. Isso porque tanto na rede pública de ensino quanto na particular há vagas para o professor de Física em todo o país. No interior, inclusive do estado de São Paulo, faltam professores, o que aumenta a probabilidade de encontrar trabalho. Nos cursinhos pré-vestibulares também é grande a demanda por esse profissional. Para o bacharel, o ramo de física médica é um dos mais promissores. Hospitais, clínicas, centros de diagnóstico, órgãos de vigilância sanitária e empresas que desenvolvem produtos biomédicos e equipamentos médicos e odontológicos são os principais empregadores. Bancos e instituições financeiras contratam o físico para desenvolver modelos matemáticos a fim de acompanhar e analisar o movimento da bolsa de valores. Em indústrias, principalmente metalúrgicas e de autopeças, o especialista em materiais tem boas chances de colocação.

No início, há muita matemática e física básica. A partir do terceiro ano, você começa a estudar física avançada, como mecânica quântica, e a aplicar esses conhecimentos nas disciplinas específicas, como relatividade e física nuclear. Algumas escolas oferecem especializações dentro da Física, como Astronomia ou Física Médica. Neste caso, matérias específicas dessas áreas de conhecimento costumam ser oferecidas desde o princípio do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário