É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea.
O mercado de trabalho é favorável tanto para quem faz licenciatura como para quem opta pelo bacharelado. Na área de ensino, o professor de Geografia encontra boas chances de emprego em escolas de ensino fundamental e médio de todo o país. Em muitas regiões, existe carência desse docente e as vagas acabam sendo preenchidas por professores de áreas afins. Também há demanda por parte de prefeituras, órgãos públicos e empresas privadas de consultoria. As melhores oportunidades são reservadas para os profissionais da área de informática e geoprocessamento, principalmente em companhias de engenharia e multinacionais. Há boas perspectivas em empresas de controle de tráfego, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo. A preocupação ambiental tem gerado procura por geógrafos por parte de ONGs e de instituições de pesquisa. As regiões Sul e Sudeste oferecem mais vagas e melhores salários.
Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área, podendo agregar conhecimentos específicos por meio da escolha de disciplinas eletivas. Muitas graduações direcionam a formação para um setor específico de atuação, como meio ambiente ou hidrologia aplicada. Em algumas escolas, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura plena, enquanto outras permitem que as duas modalidades sejam feitas juntas. Na licenciatura, o curso pode receber o nome de Estudos Sociais (geografia).Duração média: quatro anos.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário